Novo Criaad de Nilópolis é inaugurado

Quarta-feira, 11/11/2009

As obras de reforma e ampliação do Criadd (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, foram inauguradas ontem (10/11).

A primeira-dama do Estado e madrinha do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), Adriana Ancelmo Cabral, e o presidente do Sind-Degase, Marcos Aurélio, participaram da solenidade.

— O Sind-Degase reconhece as boas obras realizadas na unidade. Mesmo porque, dessa vez, os servidores não foram excluídos. O alojamento dos agentes é um exemplo — elogia Marcos Aurélio.

As obras tiveram duração de um ano e custo total de R$ 554 mil. A unidade tem capacidade para atender 32 adolescentes, entre 12 a 18 anos, que cumprem o regime de semi-liberdade.

No local, os oito dormitórios, cada um contendo quatro beliches e um guarda-roupa embutido, passaram por reforma completa, recebendo pintura, novas instalações elétricas, hidráulicas e novos sanitários.

A Emop (Empresa de Obras Públicas) ainda construiu um dormitório para os agentes que trabalham na unidade, com banheiros e um pequeno depósito, e uma sala para abrigar os arquivos da unidade.

O Criadd Nilópolis conta com uma biblioteca com um acervo de quase mil livros, um refeitório e uma sala de informática. Estes dois últimos espaços ganharam novos equipamentos. Um deles foi adaptado, transformando-se em uma sala de aula, onde são dados cursos de reforço escolar.

— É uma felicidade poder participar deste evento. Foi com muita honra que abracei esta causa. Que, em breve, possamos inaugurar mais outras obras. É um desejo do Governo do Estado fazer um Degase diferente. Também é nossa missão poder fazer mais reformas socioeducativas — disse a primeira-dama.

Na nova cozinha, foi instalado um sistema de aquecimento solar para a água que será usada na preparação dos alimentos. O Criadd oferece aos internos café-da-manhã, almoço, sobremesa, lanche, jantar e ceia. Todas as refeições são acompanhadas de suco de frutas.

— O que aconteceu foi uma reformulação geral. Foi dada uma nova dinâmica, recuperando os espaços antigos. Também há um espaço para serem realizadas oficinas socioeducativas. Temos quatro agentes plantonistas ao dia, fora a equipe multidisciplinar composta por pedagogo, psicólogo e assistente social. Damos um ambiente adequado para que os internos se ressocializem — disse o diretor-geral do Degase, Alexandre Azevedo.

O pátio interno da unidade recebeu novo piso e teve sua estrutura metálica recuperada. Todos os 43 basculantes do Criadd foram substituídos pelos os de alumínio, com vidro aramado e com proteção de grades de ferro decoradas.

Os funcionários pediram uma homenagem a Srª Maria de Fátima, antiga funcionária e diretora do Criaad, falecida em 2005, com entrega de flores aos seus familiares.

O Criad de Nilópolis fica na Rua Deputado Fernandes Filgueiras, s/nº, no bairro de Olinda.

Com informações do Governo do Estado

VEJA AS FOTOS
Diretor-geral, Alexandre Azevedo, diretora do Criaad, Regina Alt, e a primeira-dama Adriana Ancelmo
Quadra de futebol do Criaad Nilópolis